Top

Cartagena das Índias foi a cidade que escolhi para passar a nossa lua de mel na Colômbia, além de San Andrés e Providencia, isso por que achei puro charme as fotos que via na internet.

Realmente, a cidade é extremamente charmosa com suas casinhas antigas e coloridas, e quem nos acompanhou no Instagram viu o quanto nossa escolha foi assertiva e como a cidade é romântica, com um público bem diversificado.

Como só tínhamos dois dias na cidade, além de saber onde ficar e todas as dicas que nos ajudariam, nossa principal dúvida foi, o que fazer em Cartagena? Vou dividir aqui com vocês nossa experiência de turismo e todos os passeios que vimos por lá, com detalhes de como é e quanto custa.

o que fazer em Cartagena das Indias
Caminhar por Cartagena é se admirar com as casas coloridas e suas portas

COMO DECIDIR O QUE FAZER EM CARTAGENA E QUANTOS DIAS FICAR

Muitas pessoas passam poucos dias em Cartagena porque estão indo ou foram para San Andres e, se esse é o seu caso eu acho que vale muito mais aproveitar o lado histórico, restaurantes e bares da cidade do que fazer os passeios de barco para as ilhas, principalmente se não tiver muitos dias.

Nós não fizemos, pois, todos os relatos que vi eram de que as praias não eram nem de longe tão lindas quanto as de San Andres e Providencia e, as praias de Cartagena mesmo não são muito bonitas.

Mas, se você for estar na cidade por vários dias pode ser uma experiência muito boa! Por isso minha dica é, caso decida visitar as ilhas reserve ao menos cinco/seis dias em Cartagena, mas se não for o caso, acho que dois/três dias bastam.

ONDE ESTÃO AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DE CARTAGENA?

Isso depende muito do tipo de turismo que você quer fazer, mas as atrações se concentram em quatro principais áreas:

Cidade amuralhada

São dois bairros que fazem parte dessa região – Centro e San Diego, é a parte da cidade que fica dentro das muralhas. Lá você vai encontrar as famosas casas coloridas com muitas flores, praças, museu e uma infinidade de restaurantes muito charmosos em casarões antigos, é possível conhecer tudo a pé, de bicicleta ou com city tours.

Getsemaní

É o bairro bohemio e alternativo da cidade, com muitos grafites, barzinhos, baladinhas, praça e também restaurantes. Já foi considerado um bairro perigoso, mas hoje é muito seguro e movimentado, principalmente perto da Praça da Trindade

Boca grande

A parte moderna da cidade fica aqui, com hotéis de bom custo x benefício e com algumas  – mas não boas – praias da cidade.

Arquipélago do Rosário

Alguns disseram que o arquipélago consta com 27 outros com 28 ilhas, são ilhas particulares de hotéis e é onde você vai encontrar as praias com mais cara de mar do caribe.

ilhas do Rosário em Cartagena da Índias Colômbia

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES?

Como eu disse, quando planejei nossa lua de mel senti falta de descrição de cada ponto turístico, valores e fotos, por isso vou deixar tudo descrito aqui para que possam planejar bem o que fazer em Cartagena durante sua estadia, mas vale lembrar que aqui no blog você também encontra uma opção de roteiro personalizado todinho para você!

Igreja San Pedro Claver e Praça – Cidade Amuralhada

A entrada da igreja é paga, não chegamos a entrar, mas achei a praça bem charmosinha, cercada de casarões antigos e com umas artes muito legais, de frente da igreja, se olhar para a sua direita tem uma vista bem bonita da Torre do Relógio.

Nós paramos lá por uns minutos, apenas para descansar e tirar fotos.

Igreja de São Pedro Claver como uma opção do que fazer em Cartagena

Torre do Relógio – Cidade Amuralhada

Fica em uma das entradas principais para a parte murada da cidade, provavelmente você vai passar por ali quando quiser entrar na parte amuralhada ou sair para os outros locais, especialmente para os principais pontos de Getsemani. Eu não consideraria como uma atração em si, mas como vai acabar passando por ali, porque não tirar uma bela foto né?

torre do relógio você sempre vai passar por ali quando estiver em Cartagena

Plaza de Los Coches – Cidade Amuralhada

É a Praça que fica logo depois que você passa pela Torre do Relógio, na parte murada da cidade. A Praça em si não oferece nada, mas ali você vai encontrar casas de câmbio confiáveis e com bons valores e uma feirinha de doces típicos da região como cocada, doce de leite, doce de gergelim, doce de taramindo… nós compramos uma bandeja com trinta e dois docinhos para provar – R$ 9.000 COP

Praça de Los Coches é um local para encontrar casas de cambio seguro em Cartagena, portanto deve estar na sua lista do que fazer
Além das frutas você também pode provar os típicos doces colombianos em Cartagena

Praça de Santo Domingo e Estátua de Bottero – Cidade Amuralhada

Essa Praça é cercada de restaurantes e barzinhos que colocam suas mesas ao longo dela e está sempre muito movimentada, a qualquer hora do dia. Não chegamos a comer em nenhum local na Praça por ser mais caro, mas tem excelentes opções nas ruas ao redor. É na Praça de Santo Domingo que fica a Figura Reclina nº92 de Bottero, a famosa Gertrudes.

Praça Santo Domingo é cheia de bares e restaurantes para visitar em Cartagena

Praça Bolívar – Cidade Amuralhada

Uma das Praças mais arborizadas de Cartagena, fica bem em frente ao Museu do Ouro e ao Palácio da Inquisição, acho que uma das melhores opções para sentar e descansar enquanto toma um suco, sorvete, cerveja e fugir um pouquinho do calor.

Quando estávamos lá vimos uma apresentação muito legal de dança urbana, lendo outros relatos acho que apresentações artísticas são comuns nessa praça.

Praça Bolivar para conhecer e descansar em Cartagena

Palácio da Inquisição – Cidade Amuralhada

Cartagena foi sede do Tribunal do Santo Ofício na época da inquisição, o Palácio é um museo que conta um pouco dessa parte da história do País, eu achei bem interessante conhecer mais da história, porém um pouco pesado, me causando um pouquinho de mal-estar. Entrada: 20.000 COP.

Palácio da Inquisição é uma das opções pagas do que fazer em Cartagena das Índias

Café del Mar – Cidade Amuralhada

Apesar do nome, o local não é uma cafeteria e sim um barzinho. Fica em cima da muralha e é um ótimo local para ver o por do sol, na verdade é o melhor local da cidade amuralhada para ver o por do sol.

Nós chegamos lá era umas 16:30 h e já estava muito cheio, não tinha bons locais para sentar que desse para ver o sol se por no mar e, o atendimento era bem fraquinho.  Mas, como eu disse, o local é realmente bom, então só ficamos mesmo ali na muralha, compramos umas cervejas de um cara que estava vendendo no isopor e aproveitamos a vista maravilhosa!

Eu considero imperdível ver o por do sol de lá!

Onde ver o por do sol em Cartagena das Índias

Praça da Trindade – Getsemaní

Historicamente uma Praça muito importante para a Colômbia, pois foi ali que iniciou a revolta que culminou na independência de Cartagena, o primeiro território a conquistar a liberdade. Na Praça você vai ver umas estátuas em homenagem a esse momento da história.

De noite fica super movimentada. É muito legal caminhar ao redor da Praça durante o dia e ir descobrindo os muros grafitados, rendem ótima fotos e, a noite descobrir os inúmeros barzinhos com mojito em dobro.

grafites e paredes coloridas em getsemani Cartagena

Crepes e Waffes – Cidade Amuralhada e Getsemaní

Um lugar muito delicioso para tomar sorvete e comer crepes, tem doces e salgados.

Las Bóvedas

É um local onde se concentram várias lojas de artesanato, quadros, bolsas, lembrancinhas, jóias… enfim, é um centrinho de compras. Realmente ali tem algumas coisas que não encontramos na rua para comprar, mas quanto as famosas bolsas coloridas, o melhor preço mesmo é nas feirinhas de rua, perto da Torre do Relógio, do lado de fora da cidade amurada tem uma. Lembre-se sempre de pechinchar, já faz parte da cultura e você baixa significativamente o preço.

onde fazer compras em Cartagena das Indias

Dica

todos esses locais você pode conhecer a pé, nós tiramos um dia para caminhar pela cidade amuralhada e um dia para caminhar por Getsemani, foi muito bom e recomendo que façam isso! Aliás, caminhar aleatoriamente pelas ruas estreitas de casas coloridas e floridas é definitivamente um ótimo passeio! Você pode parar para tirar muitas fotos nas casas, portas e nas paredes grafitadas, comer as frutas que vendem nas ruas ou as famosas arepas e tomar uma limonada de coco! Aliás, não saia da Colômbia sem tomar uma limonada de coco!

casas coloridas e floridas cartagena das indias colombia

Passeios que não fizemos

Praia Blanca

É a praia pública em Cartagena, sendo possível chegar de barco ou por meio terrestre. Até tinha pensado em visitar, já que seria mais em conta mas TODOS os relatos que eu li falaram muito mal do local, sendo extremamente cheio e com muito vendedores ambulantes, como tínhamos poucos dias resolvemos priorizar outras coisas. Translado esta R$ 54,00 (reais).

Ilhas do Rosário

Os passeios para as ilhas saem do Muelle Turístico de la Bodeguita, da para ir a pé da cidade amuralhada: saindo da Tore do Relógio você pega a direita e caminha por uns dez minutos, lá você também pode consultar os valores dos passeios.

Fiquem atentos porque nem todas as ilhas possuem espaço de areia, algumas são só para mergulho com snorkel, outras ao invés de areia possuem um deck, algumas tem uma infraestrutura melhor com piscina e espreguiçadeiras e outras são mais precárias, então é importante pesquisar antes para ter certeza que a ilha que você escolher atende suas vontades.

Outra coisa, como as ilhas pertencem a hotéis, normalmente o almoço está incluso, se tiver alguma restrição alimentar lembre-se de informar no momento da compre e assim que chegar a ilha.

Se quiser conhecer mais de uma ilha você precisa de mais de um dia, pois quase todas são passeios de um dia inteiro. Como eu disse, nós não fizemos nenhuma já que iriamos para San Andres e Cartagena, mas se tivesse mais tempo com certeza conheceríamos ao menos uma ilha e, acho que teria escolhido entre Gente del mar e Punta Arena.

Os preços variam entre R$ 270,00 e R$380,00 (reais) + possíveis impostos para entrar na ilha, o que costuma ser de R$10,00 a R$20,00.

O que fazer em Cartagena Ilhas do Rosário

Passeio de Chiva

É um daqueles ônibus coloridos para conhecer a cidade. Como eu prefiro fazer tudo a pé sempre que possível não me interessei muito, mas depois descobri que tem um passeio chamado Festa em Chiva, onde faz-se um city tour com música, bebida (rum e coca-cola) e comida (arepas, Carimañolas – bolinho de mandioca e coxinha) liberados na chiva e, depois termina em uma balada, já com a entrada inclusa. Eu achei super legal e, se soubesse lá teria feito. Valor: R$ 70,00 (reais).

Convento de Santa Cruz de la Popa

Fica um pouco mais longe das outras atrações, a uma hora a pé da Torre do Relógio e uns vinte minutos de carro. Eu não achei que valia a visita, lá tem uma igrejinha e um pátio bonito com flores, mas só e, é pago para entrar. Entrada: $15.000 COP

Castelo de San Felipe de Barajas

É um forte construído para defender a Colômbia de outros invasores que não fossem os espanhóis. Fica a vinte minutos a pé da Torre do Relógio e a uns doze minutos de carro. Não fomos também, devido ao pouco tempo que tínhamos. Mas, se você desejar visitar evite os horários mais quentes, pois lá o cimento reflete o sol e deve ficar insuportável. Entrada: 30.000 COP

Museu do Ouro Zenú

É um museu pequenino que fica na cidade amurada, próximo à Praça Bolívar. Não fizemos porque não ficamos interessados mesmo. Informação importante: o museu tem ar condicionado! A entrada é gratuita.

Vulcão de Totumo

O local do passeio fica mais ou menos a uns 40km de Cartagena e te permite tomar banho de lama em vulcão de 20 metros com 2.000 metros de profundidade, porém é impossível afundar. Entra-se em grupos de dez pessoas para banhar-se na lama do vulcão por um tempo. Você pode escolher combinar o passeio com almoço e uma volta de Caiaque pelo mangue do pântano de la Virgem e San Polo. Valores em torno de R$ 95,00 (reais).

Teatro Adolfo Mejia

Fica dentro da cidade amurada, ao lado da universidade (onde aliás você pode encher sua garrafinha de água de graça nos bebedouros). Eu, como já trabalhei com teatro sou apaixonada pelas programações culturais das cidades, queria muito ter ido, só não fomos porque realmente não rolou devido ao tempo, mas pelas fotos o teatro é lindo, é muito pessoal mas acho que vale muito assistir uma apresentação ali.

O que fazer em Cartagena à noite?

A noite de Cartagena é super agitada gente, sério! Se você não quiser ir em nenhuma baladinha pode caminhar um pouco por Getsemani, ou pelas principais praças da Cidade Amurada e escolher um barzinho que mais te agrade, são muitos e vários oferecem mojito em dobro! Aqui vou falar um pouquinho das baladinhas da cidade! Ah, nós caminhamos muito por Getsemani de noite e nos sentimos super seguros, mas é sempre bom não dar bobeira né!

Café Havana

É o bar/balada mais famosinho, você deve encontrar muita gente falando dele! Lá te música ao vivo com muita salsa e outros ritmos latinos e, muito turista também né, claro! Fica em Getsemani, custa $ 25.000,00 COP a entrada! Eu não gosto de ir em local muito vazio e, como lá é muito grande, verificaria se a casa esta mais cheinha.

La Movida 2-14

Bem famosinho também, o local possuí dois ambientes. É bem menor e, as vezes pode ficar cheio até demais. A música fica por conta de um DJ, também com muito som latino. Entrada: R$ 20.000 COP

Babar

A entrada é uma portinha por isso surpreende as pessoas o tamanho do local. A discotecagem é mais eclética digamos, tocando um pouco de tudo, desde salsa e regatom até xuxa!

Eivissa Lounge

Fica bem pertinho da Torre do Relógio e, pode ser que você dê sorte de no dia estarem dando um drink de cortesia. O local tem dois ambientes sendo um deles um terraço. Para quem não gosta tanto de música latina é uma boa opção, já que em um dos ambientes o som é mais tecno.

Bazurto Social Club

É um dos bares que Gabriel Garcia frequentava! As quartas, quintas, sextas e sábados rola uma aula de algum ritmo latino e depois música ao vivo. No site deles você consegue conferir a programação.

Alquimico

É um bar um pouquinho mais caro, mas o ambiente é bem diferenciado e o cardápio possuí um drinks bem doidos, daqueles que você provavelmente só vai provar lá mesmo.

É isso, coloquei aqui para vocês tudo o que eu queria ter encontrado quando estava planejando nossa viagem para poder decidir certinho o que fazer em Cartagena. Se tiverem mais dúvidas, sugestões que não apareceram aqui ou gostaram do post deixa um recadinho!

como definir o roteiro em Cartagena das Índias

E, se você quiser ter um planejamento do seu roteiro todo personalizado nós fazemos para você! Só entrar em contato clicando aqui.

Boa viagem!

pés e patas na estrada

Você esta aqui, então que tal planejar sua viagem pelo blog?

Todas as vezes que você faz uma reserva ou adquire algo através dos links afiliados nós ganhamos uma comissão! Quer dizer que vai ser mais caro então? Não, não vai. O valor é o mesmo para você e, ajuda a manter conteúdos para mais e mais pessoas terem viagens incríveis pelo mundo!

Mas, se você esta ganhando como posso confiar nas suas indicações?

O principal motivo da existência do Pés e Patas na Estrada é ajudar você a fazer escolhas assertivas para a viagem do seu sonho! Só faço parceiras com empresas sérias e que eu mesma uso nos meus planejamentos e indico para as pessoas que amo! Caso contrário, esse trabalho não teria propósito para mim!

Por isso deixo já aqui minha gratidão pelo seu apoio

 

SEGURO VIAGEM

Sempre viaje com seguro! Sempre! Principalmente quando você for fazer atividades de aventura na viagem ou o local tiver uma culinária muito diferente da sua! Conhecemos uma pessoa que teve intoxicação alimentar em sua viagem para a Colômbia e, não é nada barato os cuidados médicos necessários!

Recomendo que faça cotação na Seguros Promo, que tem convênio com várias seguradoras. Você pode escolher qual te atende melhor, fecha o contrato online e recebe a apólice por e-mail. Super prático e confiável!

Tem CUPOM DE DESCONTO também com PATASNAESTRADA5

Blogueira, atriz, palhaça e apaixonada por viagens, fotografia, audiovisual e escrita. Vive a vida intensamente buscando construir pontes e criar conexões.

post a comment