Top

Saber a previsão do tempo em um site confiável salva a gente no momento de organizar passeios e viagens de final de semana né? Vou te apresentar então o melhor site para ver previsão meteorológica que eu conheço, o Windguru.

melhor site para ver previsão do tempo em viagem

Porque eu acho o windguru o melhor site de previsão do tempo?

Se você leu a página “Sobre Nós” sabe que por muitos anos eu fui atriz em uma cia de Teatro de Rua e, como nosso palco era literalmente ruas, praças e calçadões era fundamental ter uma fonte segura para checar a previsão do tempo.

Imagina estar com todo o cenário armado, todos os equipamentos de som ligados e começar a chover?

Foi então que descobri o Windguru, um site que informa não só a precipitação, mas faz isso hora-a-hora! Ou seja, você consegue saber se vai chover as nove, as dez ou as onze horas da manhã, quanto tempo a chuva vai durar e a intensidade dela.

Além é claro, de te mostrar a temperatura, nebulosidade, direção e velocidade do vento e muitas outras informações.

Pela minha experiência, com o teatro e em viagens, ele teve 95% de acerto olhando com dois dias de antecedência e 90% de acerto da previsão da semana.

Como entender e interpretar o Windguru

Como o site é muito completo e fornece muitas informações, a primeira vista pode parecer complicado ver a previsão do tempo por ali, mas eu te garanto que vale a pena aprender!

Uma vez que você souber interpretar as tabelas, nunca mais vai querer usar outro site.

Para te ajudar, vou usar como modelo a tabela abaixo e explicar a interpretação de cada um dos itens.

Lembre-se

Você não precisa saber de todos eles, isso vai depender do tipo de passeio que quer fazer.

como mostra a previsão do tempo no windiguru
VELOCIDADE (NÓS) e RAJADAS (NÓS)

Estes dois primeiros itens da tabela dizem respeito a vento e rajadas de vento, utilizando a Escala Beaufort de Ventos.

tabela para ajudar a interpretar o windguru
Fonte: http://www.bl3.com.br/servicos/beaufort

O que isso quer dizer na prática?

Se você for fazer um passeio de navegação, por exemplo, ventos acima de 10 nós podem fazer sua embarcação mexer bastante e seu passeio não ser tão bacana assim, caso a embarcação seja pequena.

DIREÇÃO DO VENTO

Vento Norte – vento vindo do norte

Vento Sul – vento vindo do sul

Vento Leste – vento vindo do leste

Vento Oeste – vento vindo do oeste

E assim por diante, como por exemplo  Vento Sudoeste

O que isso quer dizer na prática?

Influencia se você for fazer um passeio de Stand-up, de windsurf e kitesurf  e, para passeios em locais bem específicos, como por exemplo, os passeios para a Ilha do Campeche em Florianópolis (SC) não saem em dias de vento sul e, visitar a Ilha logo após o vento sul é uma das melhores formas de pegar o máximo de visibilidade do mar.

ONDULAÇÃO, PERÍODO DA VAGA e DIREÇÃO DA VAGA

Em termos simples, entenda vaga como uma “onda grande”.

A ondulação diz sobre o tamanho da vaga em alto mar.

Período da Vaga indica o tempo entre uma crista e outra das “ondas grandes”. Quando é menor de 10 quer dizer que terá menos força e chegará a costa menor do que o indicado na ondulação. Se for maior do que 10, as “ondas grandes” são mais fortes e com mais energia.

O que isso quer dizer na prática?

Se você procura praias de mar calmo no seu destino, vá em dias de menor ondulação e menor período de vaga. Outra dica é verificar a DIREÇÃO DA VAGA, se for sul, por exemplo, procure as praias mais ao norte e terá um mar mais calminho.

E, ao contrário, caso seu objetivo seja surfar.

TEMPERATURA E NEBULOSIDADE

Agora sim, a parte que eu mais vejo em todas as viagens. Não tem muito segredo aqui, como pode ver, a temperatura está em graus Celsius (sempre verifique isso) e, para saber se o dia estará nublado ou não, basta fazer uma média das nebulosidades alta, média e baixa.

PRECIPITAÇÃO

Outro item que eu sempre olho. Mostra a previsão de chuva em mm/2h, ou seja, a quantidade de água a cada duas horas.

O que é muito bacana do windguru é que para te ajudar a ler os dados você pode prestar amis atenção na intensidade do azul na tabela, quanto mais escuro maior é a precipitação.

CLASSIFICAÇÃO WINDGURU

Se você pratica windsurf essa é a sua seção! As estrelas, que vão de uma a três, indicam o quão boas estão as condições para essa prática, já que, a princípio, o windguru tinha o objetivo de fornecer dados para essa modalidade.

Agora que você aprendeu a usar e entender o windguru é só curtir e aproveitar os passeios da sua viagem com a menor possibilidade de interferência climática.

Mas, se ainda tiver qualquer dúvida, me escreve aqui que eu vou ter prazer em responder.

Bom passeio,

pés e patas na estrada

Você esta aqui, então que tal planejar sua viagem pelo blog?

Todas as vezes que você faz uma reserva ou adquire algo através dos links afiliados nós ganhamos uma comissão! Quer dizer que vai ser mais caro então? Não, não vai. O valor é o mesmo para você e, ajuda a manter conteúdos para mais e mais pessoas terem viagens incríveis pelo mundo!

Mas, se você esta ganhando como posso confiar nas suas indicações?

O principal motivo da existência do Pés e Patas na Estrada é ajudar você a fazer escolhas assertivas para a viagem do seu sonho! Só faço parceiras com empresas sérias e que eu mesma uso nos meus planejamentos e indico para as pessoas que amo! Caso contrário, esse trabalho não teria propósito para mim! Alô.

Por isso deixo já aqui minha gratidão pelo seu apoio

Blogueira, atriz, palhaça e apaixonada por viagens, fotografia, audiovisual e escrita. Vive a vida intensamente buscando construir pontes e criar conexões.

post a comment